
Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica
O termo “blog” é uma abreviatura de “weblog” e trata-se de uma página na web, constituída por imagens (posts) e textos, que pressupõe actualizações constantes e apresentadas de forma cronológica ascendente. Como recurso e estratégia didáctica, a exploração de blogs, apresenta-se cada vez mais transversal aos diferentes domínios do ensino, quer como uma prática de intervenção pedagógica quer no domínio de estudo e investigação. No entanto, pela diversidade de temas (dos mais específicos aos mais gerais), natureza dos seus objectivos e contextos de criação, o conceito de “blog” tem vindo a expandir-se sem se tornar no entanto consensual, do ponto de vista da autoria, individual ou colectiva, íntima ou institucional…Quer como espaço de reflexão, quer como um simples arquivo de links, ou como ferramenta de comunicação via web, a exploração de blogs é pluralista, alcançando um núcleo de internautas sem conhecimentos especializados mas que participam na sua construção, daí que também investigadores e professores dinamizem a sua evolução.
Neste sentido, existem diferentes formas de operacionalizar a utilização dos blogs em contexto escolar. Enquanto recurso pedagógico, um “blog” funciona como um espaço de acesso a informação especializada (temáticas com enquadramentos curriculares e rigor científico, enquadrados nos níveis etários) ou de disponibilização de informação por parte do professor (o professor como dinamizador e produtor da informação para a aprendizagem). Enquanto estratégia pedagógica assume a forma de: um portefólio digital (forma de organização e apoio às aprendizagens, constituindo-se como elemento de avaliação), um espaço de intercâmbio e colaboração (espaço de encontro, socialização, troca…), um espaço de debate (desenvolvimento de debates temáticos entre turmas e escolas desenvolvendo competências de pesquisa e tolerância) ou um espaço de integração (desenvolvimento de um sentimento de pertença no universo culturalmente diversificado que é a escola). Quer enquanto recurso pedagógico, quer enquanto estratégia, o aluno apresenta-se como leitor ou autor dos blogs, centrando-se a eficácia da aprendizagem na sua acção, embora encaminhada pelo professor.
Em suma, um blog, além de um espaço de publicação de informação, funciona como espaço de comunicação, que estimula a reflexão e o sentido analítico, e permite o desenvolvimento de múltiplas competências como: selecção de informação; produção de texto escrito; domínio de serviços e ferramentas da web...Daí a validade da sua criação e dinamização em contexto escolar. Salienta-se ainda outra vertente dos blogs, a de inserção e aproximação da escola a todos os seus actores educativos: professores, alunos, encarregados de educação e comunidade envolvente.
Sem comentários:
Enviar um comentário